Guia de Viagem

  •                                           Como se locomover em Londres?

    Como se locomover em Londres?

     

    Descobrindo Londres

    DE METRO

    O melhor meio de locomoção na cidade. Foi um dos primeiro sistemas de metrô do mundo. As estações não são modernas, os carros não são amplos, mas o que é importante é que funciona, tem uma pontualidade ótima e atende toda a cidade e subúrbios. Certa vez compramos um passe de sete dias e durante este período aconteceu uma greve de 24 horas. No dia seguinte fomos até um guichê do metrô, apresentamos nossos passes, e como durante as 24 horas de greve tínhamos ficamos impossibilitados de usar o transporte, solicitamos ressarcimento pelo dia de greve. Algum tempo depois depois recebemos o reembolso correspondente a 1/7 do valor que tínhamos pago, como ressarcimento pelo dia em que o metrô esteve em greve. E junto veio um pedido de desculpas pelo incômodo. 

     

    O nome oficial do metrô em Londres é Underground, mas todos se referem a ele como The Tube, pois o formato dos túneis lembra um túnel, ou tubo.  No metrô londrino as linhas não tem números, como na maioria das outras cidades, e sim nomes: Linha Bakerloo, Central, Circle, Northern, Picadilly, District etc, cada uma representada por uma cor diferente. Vale a pena comprar um passe para vários dias, pois para vários deslocamentos é mais econômico que comprar bilhetes individuais para cada viagem.

     O metrô de Londres divide a cidade em zonas concêntricas numeradas de 1 (a mais central) à 6 (a mais externa), e ao comprar o passe lhe perguntarão para quais zonas você quer o bilhete. A maior parte das atrações na cidade está nas zonas 1 e 2, por isso um passe para estas duas partes da cidade é suficiente para ir a quase todos lugares. Só compre para as zonas mais externas se você realmente pretende ir até lá. Guarde seu bilhete até sair do metrô, pois também é necessário inserir o ticket na roleta na hora de sair da estação. 

    Site oficial do metrô de Londres: London Underground

     

     

    DE BÚS EM LONDRES

     

    Mais do que simplesmente um meio de transporte, os tradicionais ônibus vermelhos de dois andares estão entre as melhores atrações turísticas de Londres, e mesmo que você não precise, não deve deixar deixar de fazer ao menos uma viagem num deles. Os ônibus não tem trocadores nem roletas, e passageiros já devem estar de posse do bilhete antes de embarcar. Estes bilhetes são os mesmo usados para andar de metrô, o que torna ainda mais vantajoso possuir um passe para vários dias. De posse de um destes passes magnéticos, você simplesmente o aproxima da leitora ao embarcar, ouve um bip e pronto, sua viagem está liberada. Pode-se usá-los a vontade, quantas vezes quiser por dia, dentro do período de validade..

    O transporte de ônibus serve como complemento da rede de metrô, e as rotas não são muito longas. Todos os pontos da cidade tem mapas, identificando as linhas que servem àquele local e os respectivos horários. Diversos pontos de ônibus tem também painéis eletrônicos, informando qual será o próximo ônibus a chegar, à qual linha ele pertence e o tempo estimado para chegar àquele ponto. Para turistas os mapas de rotas e horários existentes nos pontos podem à primeira vista parecer um pouco confusos, mas nossa sugestão é que você dedique alguns minutos para interpretar e compreender aquelas informações e depois verá que na verdade são fáceis de entender e, principalmente, muito úteis.

    Site do sistema de transportes urbanos de Londres, com informações sobre rotas, horários e mapas de linhas: Transport for London.

    Mapas diversos sobre as rotas de ônibus na cidade podem ser obtidos em Bus Route Maps.

    Os cartões pré-pagos para andar nos ônibus e metrôs são fornecidos pela Oyster, e podem ser comprados em diversos pontos da cidade, como bares, pubs ou algumas bancas de revistas. Se não conseguir encontrar informe-se na portaria de seu hotel qual o local mais próximo onde você poderá comprar um Oyster Card. Ao terminar a vigência de seu fora seu cartão não o jogue fora, basta levá-lo a qualquer destes locais credenciados e adquirir mais créditos.

    VALE A PENA UMA CAMINHADA POR LONDRES 

     

     

    Em quase todas esquinas da cidade existem pintadas nas ruas as expressões Look Right e Look Left. Elas tem por objetivo lembrar aos turistas, pouco acostumados com a mão inglesa, a direção em que devem olhar ao atravessar as ruas. Pode parecer desnecessário, mas freqüentemente em cruzamentos com várias vias, turistas ficam desorientados e sem noção de onde vem o trânsito, e estes lembretes pintados no chão ajudam a evitar acidentes.

    Para quem vem de outras cidades onde o trânsito infelizmente é selvagem a educação dos motoristas locais pode surpreender. Por exemplo, se um pedestre chegar a uma faixa zebrada de travessia e parar em frente a esta faixa, o motorista que estiver se aproximando irá parar o carro, e esperar que o pedestre atravesse a rua, para somente então prosseguir. Em diversos cruzamentos não existem sinais de trânsito, somente um globo de vidro iluminado. Isto é um aviso que naquele ponto pedestres tem preferência sobre automóveis e assim que você chegar na beira da calçada e olhar na direção do trânsito verá que os carro param e esperam você atravessar.

     Fonte: WT Tours

     

    Compartilhe:

Fique por dentro das novidades!

Enviando... Sucesso Erro